Construção de personagens

Bom dia pessoal!
Vamos voltar ao nosso manual do escritor hoje?
O assunto: Personagens
O personagem é a parte que primeiro componho da minha história. Ás vezes vem uma idéia seca e simples e penso logo no personagem, e só depois do esqueleto do personagem feito vou correr atrás do resto da história.
Para mim é a parte mais fácil. A mais descomplicada.
Adoro escrever e inventar personagens novos.
Agora confesso meu segredo:
Quando comecei a escrever, estava envolvida com jogos de RPG, e não sei se com todo mundo que joga é assim, mas meu mestre na época: Guilherme Ramos, tinha o costume de montar personagens de acordo com fotos de pessoas que ele via na internet. Atores, cantores, gente desconhecida. Qualquer foto que ele achava legal ele guardava e muitas vézes elas serviam. Não existia uma ordem de composição. As vézes era pela foto primeiro, ás vézes já existia um escrito do personagem e procurávamos as fotos. Mas sempre tínhamos a fotografia impressa para olhar e jogar.
A idéia virou um ritual meu. E mesmo depois que paramos de jogar, usei a técnica para escrever meus personagens de contos e romances.
Como faço isso?
É simples, e uma técnica muito boa para quem está começando a escrever.
Pegue uma foto na internet, de alguém que você goste, um ator ou cantor. E a partir disso escreva o que você puder sobre como você quer seu personagem.
Sabe aqueles cadernos de quando éramos adolescentes que escrevíamos nossos nomes, idades, cores, desejos, medos?
É o que você vai fazer. Se ajudar, abra uma página do Word e monte uma tabela de tudo o que é preciso saber sobre o seu personagem. E depois, imprima a foto que você salvou dele e cole nessa ficha.
Você vai ver que se não tiver história pronta ela vai aparecer, e se tiver ele vai se encaixar nela como uma luva.
O problema nessa tática é não se deixar influenciar por personagens que aquele ator já tenha interpretado. Se policie quanto a isso.
É claro que essa idéia não é muito original. Afinal de contas, ás vézes escrevemos personagens que não se parecem com ninguém que você conheça ou já tenha visto. Quando eu passo por uma situação dessas sabe como faço?
Peço para alguém desenhá-lo como quero. E o desenho vira uma ficha como todos os outros.
O importante para mim, original ou não, é ter as fichas dos meus personagens impressas e pregadas num mural em cima do computador. Parece que isso torna ele mais real para mim. Mais humano.
Vamos colocar um exemplo?
Eu queria uma foto de uma atriz entre a infância e a adolescência. Que exalasse algum tipo de mistério e que tivesse um ar nobre como se fosse uma filha de posses. Deu para notar que a idéia já estava montada. Daí se você tiver uma vasta memória de filmes pode buscar na sua cabeça onde você já viu uma garota assim, ou correr ao google. Na minha busca achei essa garota:

Essa atriz é a Saoirse Ronan. 
Ela ficou famosa quando fez Desejo e reparação. Concorreu a um Oscar pela sua atuação no filme. 
Bom, agora que já temos a visão da nossa garota. Vamos incrementa-lá. 
Poderia dizer que ela é de origem francesa. Se chama Adele Dupont, tem 12 anos. Seu pai é dono de uma empresa que trabalha com  petróleo, passa pouco tempo em casa com ela, sua mãe se suicidou quando ela era nova, ela quem encontrou o corpo pendurado na cozinha de casa. É praticamente criada por tutores e criados. Seu pai resolve se casar novamente com uma mulher bem mais nova e ela engravida dele. A felicidade da família parece isolá-la do que ainda sobrou de seu lar, e então a pequena garota faz surgir um monstro adormecido nela...
Daí a história se desenrola.
O que você escreveria a mais sobre Adele?
O que ela gosta de comer?
O que gosta de sentir?
Como trata as pessoas?
Como se dá na escola?


Esse tipo de pergunta pode ser feita com todos os personagens que já estão dentro da história. A mãe, o pai, a madrasta. 
Viu que não é difícil?
Vamos fazer um exercício. Vou por uma foto, e quem quiser pode comentar dizendo alguma coisa sobre esse personagem. Um nome, ou idade, sobre sua escolaridade, família... Qualquer coisa que quiser. Suas participações serão incrementadas no próximo post. 


Essa mulher não é exatamente famosa. Nunca a tinha visto. Mas olhei a foto e adorei.
Então falemos sobre ela. Quem é, o que faz ai, o que esta sentindo.
Espero a participação de todos heim!