Em caso de fim de mundo...


Ok, nós sabemos que pelo menos de cinco em cinco anos o mundo acaba ou vai acabar. Fato#
Lembro que passei a virada de 2000 para 2001 embaixo de uma mesa (literalmente) porque o mundo iria acabar. E alguns anos antes disso, não me lembro qual, um meteoro iria se chocar com planeta e destruiria tudo. 
Se eu ficasse rica a cada destruição da terra, seria milionária. E só em pensar na quantidade de pessoas que morreram em suicídios por conta de dados "humanos" entro em depressão. 
Uma coisa é certa: Independente de que religião você tenha, de onde você venha, existe sempre uma energia maior que nos rege, e não acredito que nenhuma energia que nos criou; que criou montanhas lindas, águas transparentes e tanta diversidade de animais, poderia nos destruir por completo. 
No meu ponto de vista o mundo se destrói aos poucos. É tão ilógico imaginar que em algum lugar do mundo as pessoas amarrem bombas nelas mesmas em nome de uma fé... Queria entender que fé é essa. É tão imaginável que ainda existam países que briguem em nome de um Deus... Tenho pena dessas pessoas usando motivos tão sublimes como desculpa para massacres. Infelizmente tem tantos e tantos exemplos da completa incapacidade do ser humano, que passaria a postagem inteira só em exemplos.
 E então a natureza se rebela... Tsunamis, maremotos, enchentes, vulcões em erupção... Uma infinidade de modos de manter a quantidade de pessoas na terra no limite, e um modo, que pode até parecer cruel, de punir-nos pelos nossos maiores erros. 
Quando pensamos em fim de mundo, imaginamos um kit de sobrevivência: fósforos, tênis de caminhada, agasalhos, comidas em lata e um livro: o seu predileto. Certamente depois de um tempo você enjoaria da história tão repetida e amada por você, e possivelmente, alguém que tenha sobrevivido, e que ame livros como você, tenha algum para trocar. E a prática irreparável da leitura irá continuar... Porque o mundo não acaba, mesmo que ele sofra catástrofes repetitivas e altamente danificadoras; alguém precisa continuar essa história, nossa história. 
E aqui cito os cinco livros que brigariam para entrar na minha mochila velha, caso eu tivesse que fugir apressadamente:

Não é mistério para ninguém o quanto eu sou apaixonada por essa série. Já comentei várias vezes que ela me tirou de um poço fundo no final do ano passado. Esse livro me mostrou que ser forte é muito maior do que fazer algo apenas por você. Que cada coisa que faço tem um retorno para quem esta ao meu redor também. Ninguém é culpado dos nossos erros, nem das coisas ruins que nos acontecem... A fortaleza está em como você vai proceder com a desgraça. 
Adoraria ter esse livro junto a mim justamente pelo fato dele ter me salvado uma vez. Tenho certeza de que ele me salvaria novamente. 

Harry Potter é uma paixão infantil e eterna na minha vida. Nem sei dizer o quanto sou apaixonada por essa saga. Sem sombras de dúvida, A Ordem da Fênix é meu livro mais surrado. Devo ter lido ele pelo menos umas sete vezes; tenho muito orgulho disso e não troco por livro novo nenhum. Cada livro acompanhou uma parte da minha vida, me deu coisas a seguir, e tirou coisas que não me pertenciam mais. Esse livro especificamente mostra a mudança brusca que Harry teve que passar; o envelhecimento prematuro de um garoto que só queria ser igual a outro, mas o destino pregou peças, e ser jovem nunca foi uma opção pensável na vida desse carinha. Uma fortaleza de mutações explosivas e calmarias constantes. Esse é o melhor livro dessa série, no meu ver. 

As Vantagens de ser invisível é o tipo de livro que você solta xingamentos a cada página porque o autor beira a genialidade. Não é um livro sobre adolescentes com problemas de adolescentes; é um livro sobre adolescentes com problemas que jamais pensariam que fossem de adolescentes. Charlie é meu personagem predileto de toda galáxia. Esse livro te ensina coisas que você nunca achou que precisasse ser ensinado, porque são coisas comuns e óbvias demais, mas é justamente ai que ele te toca. Necessário em momentos de confusão mental e deslocamento de espaço. 

Levaria esse livro pensando única e exclusivamente no meu filho. No fato que, mesmo em todas as adversidades do mundo, eu não poderia deixar que ele parasse de acreditar em fadas. E quando digo fadas não me refiro aos seres mitológicos de asinhas e pó que faz voar. Eu falo na magia que toda criança tem derramando em suas brincadeiras e falas. Depois de um tempo isso endurece... Nunca deixar de acreditar! Mesmo que o mundo esteja ruindo aos seus pés. 

O livro que me permite lembrar o porquê gosto tanto de ler. Li essa história há muitos anos e me apaixonei de cara. Ele tem a magia, a frieza da realidade e uma linguajar de fazer qualquer poeta ficar enciumado. A Sombra do Vento é um livro obrigatório para quem não quer esquecer do que é o poder de um livro. Ele pode te tirar de qualquer lugar do mundo e te transportar para outro. É um livro que te abre portas de cemitérios de livros esquecidos, e eles deixam de ser esquecidos e viram pedaços seus. 
A Sombra do Vento é implacável e perturbador na sua genialidade. 


______________________________________________________
Estão vendo só como teria problemas em escolher? 
E vocês... O que teria em seu kit de primeiros socorros? E, qual livro você não poderia deixar para trás?