Resenha de "Almas Seladas" - Algoritmos Sagrados (Marcelo Pontes)





"Um mistério devastador"


Sinopse:
No ano de 1992, no dia 29 de fevereiro, duas crianças predestinadas nascem: Layla e Victor. Layla passa por todo tipo de sofrimento, pessoas queridas, morrem em acidentes bizarros, e a cada morte, uma nova cicatriz aparece em seu corpo. Victor ao contrário, tem uma vida perfeita, um garoto que nasceu incapaz de sofrer. Victor e Layla se encontram e se apaixonam, um amor sem limites. O romance tinha um destino certo, à felicidade, mas eles não sabiam que eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal chamado: Algoritmos Sagrados. (SkOOB)
__________________________________________________




É engraçado pensar em como uma cadeia de fatos, aparentemente aleatórios podem vir a interagir em um futuro, transformando esses acontecimentos pequenos em algo grande e de um valor imensurável. 

Almas Seladas tem um pouco dos escritos de Dan Brown... Aquelas estruturas de capítulos que se reversam entra os personagens principais e alguém que nem os conhece, mas que no futuro será de grande valia para a história. 

É certo que esse livro é repleto de ganchos, tantos que ficava louca da vida esperando pela explicação do autor, quando ele me surpreendia e jogava outro gancho. Terminei o livro louca da vida buscando o resto das páginas que ainda serão publicadas. Os ganchos são os melhores pontos desse livro. 


Devo comunicar a vocês que a parte científica/histórica dele não nos deixa confusos; o que acostumava a acontecer com frequência com os livros do Brown. O Marcelo escreve de uma forma que se consegue captar a essência de tudo, e não é apelativo; pelo contrário, é matematicamente plausível e real. 

Os cálculos sempre me deram medo. E nesse livro começo a enxergar a grandiosidade das estatísticas e probabilidades, e então fiquei com raiva porque nunca entrou na minha cabeça a quantidade de vezes que caras e coroas nos mostrava a face quando jogados em dez tentativas ao alto. 


Não gente, não é um livro sobre matemática em si. É um livro que mostra o quanto de matemático tem no nosso cotidiano e o quanto ele revela do nosso destino. E é simplesmente transparente para quem, como eu, vive rodeada de poesia e literatura inglesa. Como consegui ser cega até agora?

Devo dizer que o tema central do livro me apavora por completo. Como falei no post anterior do blog, inspirado totalmente nesse livro, eu me apavorei duas vezes na vida em expectativas de fim de mundo. E esse livro me apavorou mais ainda pelo fato de eu não conseguir visualiza onde Victor e Layla se encaixam nisso, e sei que eles têm papeis fundamentais. 

Eis o problema... Marcelo nos mostra os dados históricos, científicos e um romance pra lá de fofo e depois tem uma parada brusca, daquelas de nos deixar sem ar, e ficamos sem saber mais. Fico para morrer com livros em série!


O livro trabalha com um lance de sorte e azar de uma forma muito extremista. Victor é um menino de 16 anos que tem sorte em todos os aspectos de sua vida, e quando digo todos, é todos mesmo! Ele nunca pega semáforo fechado, ganhou dinheiro em ações porque esbarrou no teclado do computador, chutou a prova do vestibular e passou em primeiro lugar em medicina. Enfim... O cara é tão sortudo que chega a ser ilógico! Quer dizer... É aquela coisa de dizer que em cem vezes que você jogar a moeda, ela vai cair com o mesmo lado para cima.

Já a coitada da Layla, meu Deus... Dá pena! É o total oposto de Victor. Azarada em demasia. Acontece que o azar de Layla afeta mais as pessoas ao redor do que ela, digo fisicamente. Psicologicamente, ela é a única afetada por ele. E bote afetada nisso! A garota acha que é a criatura mais horrível do mundo. Amor próprio? Ela não tem noção do que é isso. A ideia de construção de Layla é incrível! O autor simplesmente não tem pena de deixa-la sozinha e triste. Juntos eles moldam um equilíbrio bem mágico.


O livro tem alguns problemas? Tem! Como todos!
Acho que Victor, por ser um adolescente rico e que sempre teve tudo, poderia ser um pouco mais “babaca”, é isso mesmo! Ele é um menino de 16 anos com a cabeça do meu cunhado que tem 30. Sei que tem pessoas com um desenvolvimento mental enorme para a idade, mas acho que ele precisaria de uma pitada de juventude.

Tive problemas com a diagramação do livro. Ele quase não tem margem inferior, o que deixa estranha a visualização dele. Encontrei também alguns erros de revisão. Mas nada que não te permita ler. Além de quem, o livro compensa nos desenhos de viradas de capítulo e numeração de página.

Enfim... O livro de Marcelo é o primeiro de uma série, e não sei ainda quantos são. Sei que a teoria do livro é fabulosa e altamente contagiante. As últimas páginas do livro são de um frenesi incrível!

Se você acredita em destino e probabilidade numérica influenciando a vida das pessoas, então você precisa ler esse livro! E se você não acredita em nada disso, precisa ler ele mesmo assim. Só o prefácio do livro já ganha qualquer leitor! 


Quote:

- Um milhão de vezes uma das faces esteve na luz e a outra na escuridão. Mas haverá um dia, pela ironia do destino, que esta moeda cairá em pé e seus papéis poderão finalmente se inverterem. - disse ele, girando a moeda no ar e a deixando cair no chão. [página: 163]