Resenha de "O Segredo de Eva" (Adriana Vargas)





"Dilacerador"


Sinopse:

As paredes vão tremer diante de um segredo… Eva, estranha e antissocial, descobre grandes tragédias intimas, desvendando os mistérios sobre seu amor clandestino e o verdadeiro valor da amizade pelos amigos que lhe ensinaram a viver. Ela guarda, a sete chaves, um segredo que poderá mudar, não somente sua vida, mas a vida de todos a sua volta. O destino das pessoas que ama, está em suas mãos. Uma obra adulta que persegue os passos literários “claricence”, pelo modo intenso, ofegante e degenerado do amor de Eva por alguém que a sociedade e os dogmas irão condenar. E você, condenará? Todos os conceitos estão sujeitos à revisão. Nada mais será como antes… (SKOOB)
_________________________________________________________________


Há alguns anos, em um fim de tarde qualquer, resolvi nadar.
Era um mar sem grandes agitações, do contrário minha mãe não teria permitido. Eu não sabia nadar muito bem; mas isso era um fato que eu fazia questão de esquecer.
Impulsiva como sou, entrei no mar com as ondas quebrando no meu peito. A água estava fria, mas acredito que internamente eu estava mais fria ainda. A sensação da profundidade era incrível! Mas conseguia tocar os pés do chão, e isso me tornava mais desafiadora ainda. Fui mais fundo; e quando sorri para a onda, ela sorriu de volta enquanto me engolia.
Não sei quanto tempo passei entre conseguir respirar pequenos átomos de oxigênio e me engasgar com a água salgada. Não conseguia sair da avalanche do mar que me jogava de um lado para o outro. Pensei por alguns instantes que fosse morrer. Era sufocante!
Salvei-me, lógico! O mar desistiu de mim naquele dia, e me cuspiu de volta à praia. Mas aquela sensação de impotência e estrangulamento, jamais esquecerei.

O Segredo de Eva te faz sentir exatamente isso: Estrangulado e impotente. Como se você estivesse se afogando sem conseguir alcançar o limite entre o respirável, e o que não se pode respirar.
O livro chegou até minhas mãos com nada menos que mimos fofos e uma diagramação incrível! Não tive medo dele! Sabia que encontraria um livro denso, mas não tinha noção do quanto ele representaria nas minhas emoções tão conturbadas ultimamente. E quando acabei... Estava apavorada!

Eva é a protagonista. Uma personagem densa, com pensamentos fortes. Uma escritora, e como qualquer escritor, cheia de superlativos e de uma prolixidade sentimental sem limites.
Com um passado sofrido e amigos complicados, como todos nós somos. Ela caminha para o que acha ser o certo, por menos emocional que isso seja. Eva é o tipo de mulher que corre do “sentir”. Ela gosta de ter uma zona de conforto ao seu redor para não se magoar. O problema disso é justamente quando você se pergunta onde esta a emoção da sua vida.

E então Tom aparece. Insistente, belo, e completamente a disposição dela. Foi quebrando muitas barreiras, que Eva permitiu que ele fosse entrando na sua vida. E contrariando o seu espaço seguro, ela se permitiu amar.

Quantas e quantas vezes nos permitimos amar, e quantas delas nos destrói completamente?

E não seria diferente no caso de Eva.
Aquilo que a destrói, tem que ser mantido em uma caixa de Pandora. Correndo o risco, quando aberta, de destruir não só a sua vida, mas a de muita gente ao seu redor. É o seu segredo. E para quem esta lendo, é tortuoso que ela o guarde até dos próprios pensamentos.

Em 200 páginas eu me perdi em recordações que não queria. Eu fui ao extremo de minhas emoções. Eu me senti fraca como há muito não me sentia. Esse livro suga um pouco da sua energia, principalmente, quando sua vida teve tanto em comum com a vida de Eva.

Se eu já era fã da autora quando li Vozes do Silêncio, agora fiquei sem chão. Adriana traz um livro lírico, porque não existe outra palavra para definir os pensamentos da protagonista.  É de uma profundidade que há muito não lia.
Apesar de um livro pequeno, não se poder ler com rapidez. A beleza dele esta justamente no mel que Eva derramava em cada palavra que diz.  Não é uma leitura fácil, pelo alto teor de sentimentalismo e falta de ar que ela nos provoca. Ela nos deixa dilacerados.

Não é um livro para todo mundo. É um livro adulto, com temas adultos, com pensamentos densos e por hora confusos, como o de qualquer adulto. É um livro para as pessoas que acham que cresceram demais e que sabem tudo o que há para saber de sofrer. Quando você acha que sofreu suficiente, uma dor pungente te leva para o abismo novamente. Foi assim que me senti.

O final do livro é, escancaradamente, uma tapa na cara de quem esta roendo as unhas de angústia. Faz bastante tempo em que não via um final tão incrível e tão pouco esperado.

Esse livro é cheio de coisas que há muito não via. E o acabei extremamente fraca, mas feliz por isso!

Cada mulher tem um oceano de segredos guardados em seu coração. Grande parte deles tem esse poder bombástico de nos destruir e, além disso, destruir quem nos rodeia. Se cada uma de nós pararmos para contar histórias que nunca foram ditas, mil e uma noites seriam necessárias. Somos vilãs tanto quanto somos as mocinhas. Não é fácil ser nenhuma das duas.

Terminei esse livro com uma sensação de solidão e desespero. Estava apavorada com meus próprios segredos. Eles são reais! E para mim, os de Eva também são. A literatura nada mais é do que papeis escritos das histórias humanas, uma indexação de vida. Pedaços de quem somos. Esse é um livro que te faz lembrar de quem você é. E que por mais que a vontade de apontar o dedo na cara do outro seja grande, existe um enorme dedo apontado para você: O seu.

Leia Eva, mas vá com cuidado. Os segredos dela também te farão definhar. 


Quotes:

- Quando um amigo olha para o outro amigo com olhos de cuidado, tudo na vida do outro se tornam importante, e assim éramos nós quatro. [página: 15]

- Aprendi que devo amar, incondicionalmente, quem estiver com as mãos estendidas à minha frente, mesmo que por pouco tempo, ou muito, nunca se sabe... O que importa é a intensidade que usarei para amar esse alguém. [página: 22]

- Não se pode magoar corações que não são alados, isentos de voar como podemos, transbordando até o fim, por entre os balões que colorimos. [página; 140]