Resenha de "Sereia" (Tricia Rayburn)






"Misterioso Surpreendente"



Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.(SKOOB)
___________________________________________________________

Confesso que a mitologia das Sereias nunca foi uma coisa que me agradasse. A não ser quando estava inserida em contextos de pirataria, que é uma ideia literária que adoro!
E então esse livro da Tricia chega até minhas mãos, e acabo adorando a ideia de seres mitológicos que atraem homens para o mar.

Já vou adiantando: Você não irá encontrar mulheres-peixes nesse livro. Nada de caudas e sutiãs de conchas. As Sereias dessa história são pessoas que viveriam tranquilamente ao seu lado. Mulheres e meninas como qualquer outra, só que belas a ponto da hipnose.

Primeiro já vou elogiando o trabalho gráfico da editora Verus, pela qual sou apaixonada pelo trabalho cada dia mais. A capa do livro é muito bonita e a preocupação com a parte interna do livro foi bem sensível.

Vanessa é nossa protagonista, e é através dos olhos dela que acompanhamos o sofrimento da família pela morte da irmã e as sucessões de acontecimentos que o livro expõe. Ela sempre achou um mistério o fato de Justine ter aparecido morta na água, principalmente por ela ser uma incrível nadadora e uma menina bastante impetuosa. Mais mistério ainda quando outras pessoas começaram a aparecer no mesmo estado. A irmã era tudo para ela. Mas em momento nenhum rola algum tipo de estranhamento ou inveja entre as duas. Vanessa é uma personagem calma e é apaixonada pela irmã.

O livro trata de mistérios. E em vários momentos eu tive medo dele e acabava trocando a leitura por outra coisa na calada da noite. A parte misteriosa do livro é incrível! Sério! É a melhor parte.

Outro ponto muito positivo a favor do livro é o relacionamento do casal. Simon não segue o padrão de mocinhos da literatura YA. Ele é um cientista nerd. E isso já me conquistou de cara! Vanessa e Simon são pessoas que passaram por traumas recentes. O irmão de Simon, e amigo de Justine e Vanessa, desapareceu depois da morte dela. Então juntos eles buscam o garoto, cada um pelo seu próprio motivo. Outra coisa bem legal em relação a esses dois é a parceria que eles têm. Não se faz necessárias palavras com eles. E para finalizar, a autora soube trabalhar a questão de hormônios de adolescentes sem ficar forçado e sem ficar idiota também.

A questão das Sereias é trabalhada de uma forma bem mais “terror psicológico” do que mitológico.  Mesmo que se saiba tanto sobre esses seres, você pode se surpreender de verdade com esse livro. E aí eu culpo o enredo bem amarrado que a autora construiu. A história não é chata e você acaba desesperado para saber mais, e não é sobre as Sereias, é sobre como o mistério vai se desenrolar. O que me deixou triste foi o título do livro. Como o livro é muito misterioso, ficaríamos mais afetados pela trama sem saber exatamente do que ela trata, e o título entrega tudo de cara. Com o desenrolar da história você vai entrando no mundo das sereias sabendo exatamente que vai culpa-las no final das contas. Isso poderia ter sido evitado com um título diferente.


Enfim, um livro onde a protagonista não é uma superpoderosa que arrisca a vida esperando ser salva; ela é calma, serena, medrosa, mas ela também é inteligente e teimosa. Uma ótima construção de protagonista. Além de que, Vanessa é movida pela maior força do mundo... A dor da perda. 

A história é excelente. De verdade! E espero que a continuação não me decepcione. Na verdade fiquei até muito triste quando soube que esse livro tinha continuação. Para mim, bastava algumas páginas a mais e um final mais trabalhado. Me pareceu que a autora quis acelerar o fim para que ficassem todos os questionamentos para o livro seguinte. Triste#

Mas o livro é como qualquer livro de mistérios que você tenha lido, só que com um toque de sobrenatural. E acreditem, em momento nenhum o toque surreal da história deixará você mal. Até porque a autora fez questão de trabalhar muito mais o mistério envolvendo os afogamentos da cidade, do que a mitologia em si. Isso me deixou feliz!
Indico o livro sim. Se você gosta de sobrenatural, ou até mesmo se você só gosta de mistério.

Quotes:

-Minha irmã Justine sempre acreditou que a melhor maneira de lidar com o medo do escuro é fingir que ele é passageiro [página: 9]

- Você acha que não preciso dizer a mim mesma que tenho de sair da cama todos os dias? [página 73]

- Era como se Simon tivesse se tornado minha luz noturna; mesmo quando ele não estava comigo, estava iluminando o mundo para que eu não sentisse mais medo [página: 223]

- Porque eu sabia onde os monstros estavam. E nós estávamos indo em direção a eles [página: 288]