Resenha de "Cante para eu dormir" (Angela Morrison)




"Estarei chorando quando me ouvir cantar"

Sinopse:
Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bulling e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando á milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura.  (SKOOB)
_________________________________________________________________

Eu amo músicas, e amo livros. Combine as duas coisas e estarei em completo êxtase. 
Essa não é a primeira vez que leio esse livro, mas essa vez ele veio pior para mim do que da primeira. Não estou falando que o livro foi ruim, pelo contrário. Ele veio em um momento em que eu estava me sentindo triste, e ele é mega triste. Então, já viu né?!

Cante para eu dormir conta a história de Beth, uma garota que se acostumou a ter as pessoas a chamando de feia o tempo inteiro, e se referindo a ela como "Fera". O pai a largou quando era criança, e ela acha que a culpa inteira é da sua feiura. O único amigo é Scott, um nerd baixinho que participa do coral da escola junto à ela para não deixá-la sozinha. 

Como uma escapatória da própria vida, Beth se afoga na música. Ela tem uma super voz e canta em um coral de meninas que acaba de ganhar a passagem para participar de um campeonato internacional de corais. Então as meninas resolvem fazer uma mudança na aparência de Beth: tirando espinhas, mudando o cabelo, operação ocular, novas roupas. E é lá, em outro país, longe de casa e de toda a feiura que as pessoas estão acostumadas, que ela conhece Derek (Um lindo e fofo cantor). 

Eles se apaixonam quase instantaneamente, e não sei até que ponto isso funcionou comigo.  Gosto de relacionamentos que crescem. Mesmo assim, eles são muito fofos juntos. 
O grande problema, é que Derek esconde um segredo dela. Some por dias e não atende o telefone. Além disso tem Scott, sempre amigo, sempre presente, sempre a espera. E Beth se vê em uma confusão mental terrível. Até descobrir o segredo de Derek, e toda a sua vida vira de cabeça para baixo. 

Muito me surpreende esse livro ainda não ter sido adaptado para cinema. Ler sobre música nunca é a mesma coisa que ouvi-la. Se eu me arrepio lendo as letras das canções de Beth e Derek, imagine escutando. 

O livro é doce. Um doce que machuca de ser digerido porque ele queima a garganta de tão gelado que é. Eu chorei com ele por vários motivos, mas principalmente porque ele aflorou o que tinha de mais sensível em mim: A dor da incapacidade de mudar algo. A dor de saber o que vai acontecer e simplesmente ter que aceitar e conviver com isso. 

Se eu soubesse que seria atingida pelo raio que foi esse livro, jamais teria lido no Natal - que é quando me sinto mais vulnerável as dores. Fui derrotada por algumas páginas de papel. Tive vontade de queimar o livro quando acabou, porque odeio finais desse tipo. Odeio fechar a ultima página e me sentir pequena. 

E agora estou aqui, chorando e escrevendo. Putz! 

Se realmente fizerem um filme desse livro, vou ter que levar uma caixa de lenços para o cinema. Não tem coisa que me deixe mais a flor da pele do que música. 

Os personagens são muito bem construídos. Talvez um pouco mais maduros do que se espera de adolescentes. Mas acredito que ter crescido com Bullying fez Beth muito resistente. O segredo de Derek fez ele igualmente forte. A amizade e amor de Scott fez ele ser escolhido como meu personagem principal. Sério, quero adotar esse garoto! 

Os cenários, as músicas, as emoções contidas nessa história, são magia pura. Acrescente grandes protagonistas e temos um mar de sentimentos próprios. 

A parte musical do livro foi o primeiro motivo que me levou a lê-lo, a outra parte foi a referência ao sono. 
Sono podem ter várias conotações. E uma delas trata-se de sono eterno. Qual música você escolheria para ser a última da sua vida? Qual foi a canção que mais te tocou? Qual a música que te lembra aquele momento especial junto com seus filhos, seus pais, seu marido? 
Foto de Carol Teles

Como diz o garoto do filme "August Rush" 

"A música está em todo lugar, tudo o que temos que fazer, é escutar". 

Lindo! 
O livro é belíssimo! 
Mas se está pensando em ler, uma dica: ande com uma caixa de lenços, ou vai mancha-lo. 
E pense nisso... Qual a música teria em seus sonhos mais profundos? 
Experimente canta-la, antes de dormir. 

Foto de Carol Teles


Quote (Esse livro é cheio de partes lindas, mas escolhi essa):


Sou uma sombra. Sobras. Faminta e ávida, querendo mais do que ele está preparado para dar. Com medo de dar o que ele quer.
Devia ser fácil. A maioria dos garotos ia simplesmente querer meu corpo e pronto. Usar-me e dar  o fora,como meu pai biológico fez com a mamãe. Tudo o que Derek quer é cantar comigo. Ele está em um plano de existência totalmente diferente. Se isso tivesse a ver com sexo, seria muito fácil.
Mas não é o que ele quer.
Ele quer minha alma.