Resenha de "Anjo Mecânico" (Cassandra Clare)



"Cassandra Clare como sempre, divina!"

Sinopse: 

Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. (SKOOB)
_____________________________________________________________________________________________

As vezes me pego imaginando onde esses autores tiram essas idéias fabulosas de mundos além do imaginável e de pessoas tão reais que se imagina que seja o vizinho ou o primo chato que vem passar o natal em nossa casa. Bom, certamente não os meus vizinhos, e logicamente que meus primos não se parecem em nada com nenhum personagem dos livros da Cassandra Clare; mas pode apostar que sinto uma aproximação com cada um deles a medida que vou lendo. Me pego destruída quando um dos livros dela acaba. E esse, pessoalmente me encantou ao extremo. 


Fico imaginando se não é a referência de época, eu amo tudo o que existe relacionado a coisas antigas; ou a referência ao Steampunk; ou o fato de aparecerem explicações de coisas que não entendia muito bem lendo a série dos Instrumentos Mortais; ou ainda a aparição de um personagem que certamente entrará na minha lista de "Top 10 Masculino" do ano. Em suma, estou rendida!!

Anjo Mecânico conta a história de Tessa Gray, uma menina que perdeu a tia recentemente e recebe uma passagem para ir morar com irmão em Londres. Só que ela acaba sendo sequestrada por duas irmãs bem estranhas e que ensinam Tessa a usar um poder que ela nem sabia que tinha. Quando os Caçadores de Sombras aparecem, Tessa é apresentada a um mundo que não sabia que existia, e que de algum modo, faz ela sentir ter mais identidade do que jamais teve depois da morte dos pais. Em uma busca desenfreada para salvar o irmão, ela encara se unir ao grupo de pessoas mais exóticas que já conheceu, se metendo em muitos problemas e demonstrando que não é apenas uma mocinha bem educada vestindo roupas volumosas. 

O que dizer dessa série... Nossa!!! Uau!!!! Puxa!!!! 
Acho que já deu pra entender, não é? 
Eu gostei imensamente dela. 
Se em Cidade dos Ossos a coisa é tão ágil que não se tem tempo de pensar nas personalidades dos personagens, aqui o negócio é mais pausado e isso te traz um mundo de opções de pensamento. Realmente me senti mais próxima de Tessa, James e Will, do que me senti de Clary, Jace e Simon. E olhe que Simon é um dos meus personagens prediletos. 

Existe  uma coisa muito sombria e antiga em Will, Tessa e James, e acho que é por isso que eles me encantaram tanto. 
Tessa é uma protagonista que não foi minha predileta na vida, mas ela convence como mocinha. Talvez eu tivesse tomado umas decisões diferentes das dela, mas certamente eu não uso saiote de armação nem tenho que chamar todo mundo de "senhor" e "senhora". A etiqueta é uma coisa bem chata as vezes. Já Will é muito bom!!!!!!! Ele tem essa coisa de Bad Boy do século passado, sabe? Tem um humor sarcástico e esconde segredos demais para um adolescente só. James é um doce. Sério! Quero adotar esse menino. Ele sempre sabe o que dizer e na hora certa de dizer. Ele conversa com os olhos muito dignamente. É um personagem muito do lindo. 
*Ainda não existe um triângulo amoroso nesse livro, mas ele começa a se formar aqui. 

Já o enredo é mega fantástico! 
Aqui nesse volume a gente conhece o poder de Tessa e a luta implacável dela para achar o irmão. Paralelamente, os Caçadores de Sombras tentam descobrir quem anda matando as pessoas comuns da cidade e porquê. Acontece que as duas coisas se encontram, de alguma forma. 

Claro que isso é só a ponta do Iceberg. Quando o livro acaba você fica se sentindo desesperado porque sabe que existe muito mais de história além disso. E, não sei vocês, mas eu já tinha sacado qual era a do vilão (E aqui falo em identidade), desde o começo do livro. Dessa vez Cassandra Clare não me pegou de surpresa. Mesmo assim, gostei muito mais desse do que da outra série. 

A referência Steampunk é bem leve e totalmente aterrorizante. Ela é certamente o que me deixou mais ansiosa pela continuidade da série.

Como sempre, a autora tem uma escrita fluida que nos deixa super felizes de ler qualquer livro dela. Ela cria os mundos maravilhosos com maestria e sabe criar tudo neles sem aparecer falhas na história. A narrativa dividade desse livro, é bastante interessante. Você conhece a história seguindo os personagens em diferentes lugares de acordo com a necessidade de acompanhamento da cena. Acredito que isso deixa o livro maravilhoso de se ler. Encontrei muitos errinhos de concordância no livro, mas nada que mude meu amor por ele.

Encantada com esse livro é pouco. Estou maravilhada!!
Se eu fosse você, não demoraria nenhum segundo para ler. 




Promoção no AR



Concurso Cultural