Ajustando meu orçamento





Esse é certamente o quesito das nossas vidas mais difícil de organizar. Eu, pessoalmente, tenho sérios problemas em conseguir arrumar meu orçamento mensal, seja para colocar livros, ou até comprar uma calça que esteja precisando.

Cresci com uma ótima referência financeira na minha vida. Meu pai era do tipo que não jogava comida fora nem que ela estivesse mais ou menos ruim; ele sempre dava um jeito de fazer aquelas sobras servirem. Ele também usava canetas até a tinta acabar (Eu nunca consegui), e quando as calças já estavam gastas nas pernas, ele cortava e transformava em shorts. Ele tinha apenas um guarda-chuva, e que era tão velho que se você colocasse no chão ele desmanchava. Sério!

Enfim, ele tinha todas as contas da sua vida em completo controle. O suficiente para conseguir inserir todos os meses títulos novos a sua biblioteca particular e até na minha biblioteca particular. Livros para ele era como comida, só que alimentava a alma. Não dava para ler vários livros no mês, ele não tinha tempo, mas certamente dois ele compraria. Era uma figura super caricata que beirava a loucura, mas tinha essa magistral facilidade de controlar seu bolso e sua vida.

Queria dizer que herdei isso dele. Não!!!!!!
Herdei apenas o amor pelo livros, mas nunca a forma correta de controlar meu orçamento. Já me vi em meses de estar completamente sem dinheiro por semanas a fio. A quebradeira estava tão grande uma época, que me vi obrigada a mandar para os nove círculos do inferno, os meus cartões de crédito. Claro que de inicio eu sofri um bocado de abstinência de comprar o que queria na hora que queria, mas pelo menos conseguia cumprir os pagamentos que deveriam ser feito.

É obvio que não estou totalmente controlada, tirando meu pai, não conheço uma única criatura que seja dessa forma. Sempre tem aquela bolsa que precisamos ou um acessório para o carro que é bem útil. Ou achamos que é.
Pensando nisso, resolvi trazer para vocês alguns conselhos de aprendizado próprio e lido nesse livro maravilhoso da Donna Smallin publicado pela Editora Gente.O livro tem um capítulo inteiro sobre finanças e eu simplesmente o devorei de tão bom que é.
E então, vamos as minhas dicas?




Em primeiro lugar entenda uma coisa: Nem sempre o que é bom para mim, será para você.
Então a primeira coisa que você precisa conhecer para organizar o seu bolso, é você mesma.
1.      Você precisa saber se é uma pessoa descontrolada (a Lá Becky Bloom),
2.      Se é uma pessoa que só se descontrola poucas vezes,
3.      Ou é daquelas que consegue passar por uma vitrine de lançamento literário que você espera há meses, só pela oportunidade de pesquisar e encontrar em um preço mais em conta.

No caso de você pertencer aos itens 1 e 2, sugiro uma coisa.Se for de ter cartão de crédito, tenha ao apenas um.
É muito mais viável você ter um cartão único com limite legal, do que vários cartões com limites variados. Acontece que nesses casos, a pessoa acaba se descontrolando e enchendo todos os cartões de dívidas que as vezes ficam ruim de pagar. Lembrando que alguns cartões cobram anuidade, então você estará pagando cerca de 30,00 por anuidade de cada cartão que você use. Coloque isso na ponta do lápis e veja quantos livros poderia comprar no final de ano só com esse dinheiro de anuidade.
Um cartão apenas livra você de problemas com anuidade, te deixa uma pessoa organizada com seu orçamento de crédito porque você sempre irá deixar um espaço para uma necessidade. E mais, caso você adquira uma dívida e não consiga pagar, o acordo será mais fácil de apenas um cartão, do que de dez.
Eu me conheço, sei que não posso ter cartão de crédito porque eu exagero sim e termino a história no SPC e SERASA porque preciso daqueles livros novos. 





Isso é muito importante. A tabela será seu guia para saber o quanto você poderá pagar por coisas extras no final do mês.
Tenha nela todas as suas contas mensais: escola, plano de saúde, combustível do carro, alimentação, créditos de celular...
Não deixe que suas contas fixas fiquem de fora da sua tabela, mesmo que elas sejam de baixo valor.
Tente colocar as contas do cartão de crédito em outra tabela exclusiva para isso. Coloque nela as compras, valor parcelado e quantidade de parcelas. Assim você saberá em que mês o seu bolso folgará para que seja feita uma nova compra.
Você pode baixar tabelas orçamentárias na internet de graça. Também pode montar uma no Excel ou Word. E se não tiver paciência para colocar as contas no computador, tenha uma na agenda que você carrega diariamente.



Se você, como eu, tem um orçamento bem limitado por mês, precisa ter a noção de anotar as coisas pequenas com as quais você gasta dinheiro diariamente. Seja com o pão ou com a carteira de cigarros. Cada coisa tem que constar para você saber se esta cometendo excessos, e o que pode cortar para usar em outras coisas.
Não estou dizendo que você vai cortar na comida, mas as vezes andar com um biscoito integral e mais natural na bolsa, te poupa dinheiro de lanchar besteira na rua e gastar desnecessariamente. Sem contar que é mais saudável.
Não precisa ter uma tabela orçamentária só para isso, mas separe um cantinho na sua agenda, essa que você anda todos os dias e para todos os lugares, para anotar essas pequenas coisas, mas anote tudo mesmo!! Desde corridas de Taxi, a cafés para despertar entre os turnos de trabalho.
Para incluir esses dados na sua tabela orçamentária, você cria a opção OUTROS e coloca o valor total do mês. Veja com o que mais se gastou dessas pequenas coisas. 



Diversão é preciso, gente!
Não dá para trabalharmos oito horas diárias e no final de semana não poder nem pegar uma praia ou curtir um cineminha. Isso é tão necessário para a nossa saúde mental quanto comer.
E eu sei por experiência própria, que tem meses que não sobra dinheiro para isso.
Faz o seguinte... Tenta incluir ao menos duas diversões por mês no seu orçamento, e fazer disso uma conta séria que precisa ser paga. Se você gasta 50,00 em uma ida ao cinema, e 30,00 por uma manhã na praia, pega essa soma e coloca no orçamento. Crie a opção Lazer e jogue esse valor lá. Nem pense nem tirá-lo.
Se realmente as coisas estão difíceis, vamos procurar opções gratuitas de diversão?
Isso vai depender muito da cidade. A minha é uma porcaria no quesito divertimento. Se você não tem dinheiro, não tem muito que fazer.
Mas nem todas as cidades são iguais as minhas, e as vezes nem é “onde” mas “com quem” você está que fará toda a diferença.
Tenta os parques públicos e municipais. Você pode passear de bicicleta na orla ou fazer um piquenique numa praça legal. Inventar um Luau a beira da praia com uns amigos divertidos. Conhecer museus (muitos são gratuitos), e ver apresentações promovidas pelo município que você mora.
Sempre tem uma solução eficaz, é só dar uma olhadinha na agenda cultural do jornal da sua cidade. Você certamente irá achar opções caras de diversão, mas achará umas bem populares também.
O importante é não deixar de se divertir.



Essa parte tem muito haver com os nosso sonhos futuros: Comprar um carro, reforma a casa, abrir um pequeno negócio ou comprar uma câmera profissional de última geração.
Cada um tem um sonho e desejo. E por mais simplório que pareça, a gente também trabalha para isso. O que acontece quando se consegue o que quer? Achamos outra coisa para sonhar.
O fato é que para se ter uma poupança, é preciso ter foco.
Tantas e tantas vezes eu colocava dinheiro na minha poupança pensando no meu futuro e no futuro do meu filho, e daí surgia algum tipo de emergência (e hoje em dia percebo que nem era tão emergencial assim), e eu tirava o dinheiro. Depois ficava com um peso na consciência danado, porque tinha que voltar para a estaca zero e meu sonho ficava mais e mais longe de se realizar.
Você pode procurar sua agência bancária e procurar saber de poupanças que o titular não poderá mexer até que se alcance uma determinada época. Fiz uma assim para meu filho. Eu, mesmo sendo mãe, não posso tocar nessa poupança nunca. E ele só pode depois que fizer dezoito anos. Então temos ai mais uns quinze anos juntando um dinheiro que não poderei retirar nem em caso de invasão extraterrestre.
Mas Carol, se meu dinheiro é contado, de onde eu vou tirar para colocar na poupança?
Lembra que eu falei sobre anotar sempre suas contas e gastos de pequenas coisas? Pois é. É dela que você irá tirar os poucos que somarão e irão para essa poupança.
Se você fuma uma carteira de cigarros por dia que custa 5,00, e um mês você terá gasto 150,00 em cigarros. Sei que a o exemplo é complicado porque se trata de um vício, mas como disse no início, o lance com a poupança é FOCO!
Tenta fumar essa carteira em um pouco mais de tempo, você se acostumará, com alguns meses, a fuma-la em dois dias, invés de um, e ai terá uma redução de 75,00 em algum tempo. Para onde irá isso? Poupança!!
Se você separou 50,00 para ir ao cinema, mas não teve fome por lá e voltou com 20,00, o que fazer com esse dinheiro? Poupança!!
Claro que isso é gradativo, e a princípio você não sentirá. Mas funciona com o tempo.
Use dinheiro de férias e décimo para aplicar em algo, e um pedaço dele, coloque nessa poupança. Você não irá se arrepender. No final de algum tempo, você terá o dinheiro que precisava para fazer seu sonho real. 




Se vocês são como eu, viciadas compulsivas em livros e que não tem parcerias suficientes para render a sua quantidade de leitura no mês, então você tem sérios problemas. Rá!
Brincadeira.
Se você é blogueiro, e lê cerca de seis livros por mês, e não tem parcerias que supram isso, nem dinheiro que compre isso (Levando-se em conta que livros custam em média 30,00 e isso multiplicado por seis daria 180,00 mensais), então podemos nos beneficiar de alguns métodos para não deixar de ler, e comprar os livros que precisamos.
Primeira coisa: Promoção.
Estamos cansados de saber que alguns sites lançam promoções relâmpagos diariamente. Submarino, Saraiva, Walmart, Americanas...
Uma infinidade de sites que precisam estar na sua aba de visualizações diárias.
Com promoções já cheguei a comprar cinco livros que queria pelo preço de um. Isso é uma economia absurda. Sem contar que alguns desses sites têm aquele negócio de juntar pontos e trocar por desconto depois.
Se você mora em cidades como a minha, que o frete sai mais caro que o livro, corra desse site e só volte para ele se o frete estiver gratuito.
Até parece que moro em uma tribo indígena dentro de um vulcão no meio de Amazônia. Rsrs
Se você só conseguiu comprar três livros por mês, não tem problema, que tal ir a biblioteca pública da sua cidade e conseguir uns títulos para ler?
Não posso mentir, minha cidade não tem biblioteca pública, na verdade esta em reforma desde a época que foi inaugurada...Ou seja, desde que Dom. Pedro II esteve em Maceió. Os poucos livros que peguei para ler, foi da biblioteca universitária, a qual não é rica em ficção porque trabalha mais com livros acadêmicos.
Mas você sempre tem aquele amigo que também gosta de ler e que tem livros que você ainda não leu. Sei que empréstimos é assunto para uma postagem inteira, mas em alguns casos eles são legais, se você é cuidadoso..
Seja cuidadoso com o dos outros da mesma forma que é com os seus.
Outra opção são as trocas pela internet.
Você leu um livro e não faz questão de ter ele na estante? Coloca para a troca no Skoob ou qualquer outro site. Com certeza você e a outra pessoa irão se beneficiar com isso.
Comprar livro depois de um tempo, vira coisa de colecionador. Não conseguimos nos desfazer dos nossos livros, e queremos sempre mais e mais na estante.
Mas exatamente como itens de colecionador, levam-se anos para completar uma estante com os seus livros mais queridos.
Tenham paciência. Compre quando der e quantos der. Nada de atropelar seu orçamento para comprar dez livros que você certamente não lerá agora.
Vá comprando a medida que aparecerem promoção, e que você for acabando as leituras anteriores. Você não se arrependerá.




___________________________________________________

E ai, interessante pensar sobre essas coisas, né?
Eu quero saber o quanto do orçamento de vocês, dedicam aos livros e como vocês arrumam isso. 


Esse é o blog Vida Organizada
Dele você pode tirar muitas dicas sobre organização nos vários quesitos da sua vida. É um espaço bastante útil. 
Dá uma olhada lá e conheçam um pouco do trabalho magnífico e super informativo da Thais. 

É isso ai gente! Espero que vocês tenham gostado. 
Fiquem ligado que na postagem de número quatro sobre organização, eu irei sortear o livro da Donna Smallin, que é de onde tiro inspiração para essa série de postagens.