Resenha de "Do seu lado" (Fernanda Saads)



"Eis a fórmula de me fazer chorar"

Sinopse: Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor. (SKOOB).



 Tenho esse livro na minha prateleira há tanto tempo, e não tenho noção do motivo de ter demorado tanto para ler. Era um romance com uma carinha de chick-lit, e que tinha uma ideia até bem jovem no meio. Sei que ele ficou perdido, até o dia em que eu o encontrei, ou o dia em que ambos nos perdemos juntos. 

Sarah é uma arquiteta que trabalha em uma boa empresa. Tem uma família ótima, um bom apartamento e o melhor amigo que toda garota queria ter (Duas vezes para mim). Só que nossa protagonista passou por uma decepção amorosa há alguns anos atrás que ainda hoje a traumatiza. (Sério? Putz!)

Até que um projeto chega em suas mãos, e quem é o cliente com quem ela vai tratar? Lógico que é o seu ex namorado. Sim, aquele que despedaçou seu coração. 
Apesar de manter uma atitude profissional, Sarah percebe que Bruno (seu ex) começa a dar bola demais pra ela e a garota cria um mirabolante, e logicamente impossível de funcionar, plano: Fazer o cara se apaixonar por ela, sem nenhum envolvimento de sua parte, e depois chutar seu traseiro. Bom plano, péssimos resultados!

Isso acaba afastando ela da amizade com Igor, e ela fica sem saber o motivo. 
E enquanto vai se enroscando mais nesse relacionamento complicado e nada convencional com Bruno, vai perdendo a coisa mais preciosa de seus dias, Igor. 

Foi um livro delicioso de se ler. Comecei pela manhã, e a noite já tinha acabado sem nenhuma sensação de que tinha perdido alguma coisa. 

Tem a leveza dos romances jovens da Novo Conceito, mas também tem a maturidade dos personagens principais, que são adultos. Se bem que não chamaria de maturidade estar apaixonado por alguém há décadas e não ter coragem de contar o que sente. Que mundo é esse que vivemos? Sem contar esse amor eloquente que Sarah tem por Bruno, a ponto de passar anos e anos remoendo uma dor que não fazia sentido algum. Pfv, mulher! Levanta, sacode a poeira e olha ao redor, tem um gato lindíssimo e super disponível pra você! # Ódio dessas protagonistas cegas!


Mas devo admitir que a parte mais bela do livro é a relação de amizade que Sarah tem com Igor. Eles são muito fofos juntos, no sentido da amizade mesmo, sabe? Uma relação ímpar. 

Já a dela com Bruno chega a ser meio lunática. Como ela pode ser tão burra e cega e... Meu Deus!!!!! Argh!

Ok, ok, me acalmando. Respirando fundo em 3...2...1

A escrita de Fernanda é incrível! Ela consegue te prender no primeiro ao último instante. 
Vamos falar desse último instante? 

Não gostei "realmente" de como o livro terminou. Talvez seja porque me afeiçoei demais a história dos personagens para ver eles acabarem daquela forma, tão... Rápida, talvez? 
Também não sei exatamente o que esperava do final, só que achei que daria para ver estrelas brilhando no céu, e embora eu tenha amado a construção da última cena, fiquei com a impressão de que a autora tinha sido pressionada a terminar o livro rapidamente, correndo no final da narrativa. 

Ainda assim, é um livro lindo, de uma construção de personagens bem feita, de um romance nada apelativo (Tirando o de Bruno com Sarah, lógico!), de uma mensagem de amor independente de ser amor entre homem e mulher. 
É preciso ser homem para conquistar alguém, e é preciso ser homem duplamente pra deixar quem se ama, correr atrás de outro alguém. 

Recomendado o livro!